A estratégia de caixa do BCE – tenha atenção!

Os bancos centrais afirmaram recentemente várias vezes – como o “Deutsche Bundesbank” – que queriam receber o dinheiro. Agora, porém, o blogueiro norberthaering.de chama a atenção para o fato de que o BCE, o Banco Central Europeu, está buscando uma nova estratégia de caixa. Ele se refere à “entrada”, segundo a qual o dinheiro (ou seja, notas e moedas) deve ser usado para garantir que a autonomia e a “proteção da privacidade” sejam preservadas.

O BCE, conclui, iria “garantir de várias formas que o futuro do dinheiro está seguro”.

Queria que o Eurosistema “garantisse que as notas e moedas de euro estão sempre disponíveis ao público”. Mesmo que o euro digital fosse introduzido, teria de ser usado “em paralelo com o dinheiro”. Finalmente, o BCE também garante que “dinheiro é aceito em qualquer lugar”. No entanto, essas notas são apenas “gerais”.

Na verdade, algo mais ameaça. Os prestadores de serviços públicos, comerciais e outras empresas não podem recusar pagamentos em dinheiro, a menos que isso seja expressamente exigido por lei ou todas as partes tenham previamente acordado outro meio de pagamento. ”

O diretor de notas, Ton Roos, disse a ele:

“Como parte de nossa estratégia de caixa, queremos garantir que os pagamentos em dinheiro ainda sejam uma opção generalizada em 2030. Trabalharemos com a Comissão Europeia para esclarecer o status das notas de euro como curso legal, (e) em cooperação com a Comissão Europeia, investigaremos a possibilidade e a necessidade de regras vinculativas para a aceitação obrigatória de dinheiro em lojas. ”

A prática parece diferente. Lembre-se da seção que descreve as exceções à aceitação de dinheiro (veja acima). Você também deve se lembrar que está se tornando cada vez mais caro para sacar dinheiro – incluindo as crescentes demandas suaves do BCE, uma estratégia brilha por aqui: o dinheiro simplesmente continuará a ser “arrastado” sem quaisquer outras medidas especiais juridicamente vinculativas.

Cuidado com as consequências.

//-

Share

Seja o primeiro a comentar on "A estratégia de caixa do BCE – tenha atenção!"

Deixe um comentário

O seu e-mail não será publicádo.





* (Requerido)

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.