O que é Transhumanismo?

O transumanismo é uma forma de pensar sobre o futuro que se baseia na premissa de que a espécie humana em sua forma atual não representa o fim de nosso desenvolvimento, mas sim uma fase comparativamente inicial.

O transumanismo é um movimento vagamente definido que se desenvolveu gradualmente nas últimas duas décadas.

Transhumanismo é uma classe de filosofias de vida que busca a continuação e aceleração da evolução da vida inteligente além de sua forma humana atual e das limitações humanas por meio da ciência e da tecnologia, guiada por princípios e valores promotores da vida.
– Max More (1990)

Humanity + o define formalmente com base na definição original de Max More da seguinte maneira:

O movimento intelectual e cultural que afirma a possibilidade e desejo de melhorar fundamentalmente a condição humana por meio da razão aplicada, especialmente desenvolvendo e tornando amplamente disponíveis tecnologias para eliminar o envelhecimento e para aumentar grandemente as capacidades intelectuais, físicas e psicológicas humanas.

O estudo das ramificações, promessas e perigos potenciais das tecnologias que nos permitirão superar as limitações humanas fundamentais, e o estudo relacionado das questões éticas envolvidas no desenvolvimento e uso de tais tecnologias.

O transumanismo pode ser visto como uma extensão do humanismo, do qual é parcialmente derivado. Os humanistas acreditam que os humanos são importantes, que os indivíduos são importantes. “Podemos não ser perfeitos, mas podemos melhorar as coisas promovendo o pensamento racional, a liberdade, a tolerância, a democracia e a preocupação com nossos semelhantes”. Os transumanistas concordam com isso, mas também enfatizam o que temos potencial para nos tornar. Assim como usamos meios racionais para melhorar a condição humana e o mundo externo, também podemos usar esses meios para melhorar a nós mesmos, o organismo humano. Ao fazer isso, não nos limitamos aos métodos humanísticos tradicionais, como a educação e o desenvolvimento cultural. Também podemos usar meios tecnológicos que eventualmente nos permitirão ir além do que alguns consideram “humano”.

Enfim!

//-

Share

Seja o primeiro a comentar on "O que é Transhumanismo?"

Deixe um comentário

O seu e-mail não será publicádo.





* (Requerido)

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.