Sabe o que é o Projecto ROXANNE? ANALÍTICA DE REDE, TEXTO E ALTO-FALANTE EM TEMPO REAL PARA O COMBATE AO CRIME ORGANIZADO. [video]

ROXANNE é um projecto de pesquisa e inovação colaborativo financiado pela UE, com o objetivo de desmascarar redes criminosas e seus membros, bem como revelar a verdadeira identidade dos perpetradores, combinando as capacidades das tecnologias de fala / linguagem e análise visual com análise de rede. ROXANNE (rede em tempo real, texto e análise de alto-falante para combater o crime organizado) de Jessica Beck.

Projecto ROXANNE

Factos rápidos:

ROXANNE: ANALÍTICA DE REDE, TEXTO E ALTO-FALANTE EM TEMPO REAL PARA O COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

Normas de privacidade e proteção de dados são um elemento-chave do projeto
O projecto teve início em setembro de 2019 e terá duração de 36 meses.
O projecto ROXANNE é liderado pelo Idiap Research Institute e envolve um consórcio de 24 parceiros em 16 países, incluindo 10 agências de aplicação da lei, bem como representantes da indústria e da academia.

ROXANNE busca identificar e rastrear criminosos de forma eficiente por meio de voz, texto e dados de vídeo, combinados com a análise de redes de crime organizado. O producto final será uma plataforma técnica avançada que usa novas ferramentas para descobrir e rastrear redes criminosas organizadas, sustentada por um forte quadro jurídico.

Objetivos

A missão do projeto é baseada em seis objetivos:

-O desenvolvimento de uma plataforma analítica que aumentará as capacidades de investigação;
-Melhor identificação de pessoas de interesse por meio do desenvolvimento de tecnologias inovadoras de identificação de locutores e análise de redes criminosas;
-Tecnologia aprimorada de análise de rede criminal, resultando em tomadas de decisão acionáveis;
-Um painel para permitir a visualização de resultados investigativos;
-A implantação e avaliação da plataforma ROXANNE em processos criminais reais;
-Conformidade com as estruturas legais e éticas da UE e da INTERPOL.

Quem se beneficia?

O principal público-alvo e beneficiários do projeto ROXANNE são as agências de aplicação da lei na UE e em todo o mundo.

O projecto irá:

-Desenvolver tecnologias de reconhecimento de privacidade e ferramentas legais para combater antigas e novas formas de crime;
-Reduzir os custos de investigação, reduzindo a quantidade de dados que os investigadores devem analisar e revisar;
-Melhorar a análise da rede criminal, levando a uma identificação mais refinada das pessoas de interesse;
-Aumentar a usabilidade das ferramentas técnicas desenvolvidas no âmbito do projecto;
-Gerar maior troca de informações entre os países membros da INTERPOL.

Testes de campo

O primeiro teste de campo foi realizado em setembro de 2020, em um evento virtual com a presença de 90 participantes com experiência em aplicação da lei, tecnologia, política e pesquisa.

Com base no trabalho de caso fornecido pela polícia tcheca, os participantes puderam ver como a tecnologia da plataforma ROXANNE poderia ser usada em uma investigação de tráfico de drogas. Processamento de voz e texto foram usados, analisando grandes quantidades de dados para conectar membros de uma rede criminosa. Eles também foram treinados no uso da plataforma, inclusive em seus recursos de visualização forense.

O teste foi muito bem-sucedido em demonstrar o potencial da plataforma e em obter feedback valioso que ajudará a orientar o desenvolvimento futuro.

Este projecto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção n.º 833635.

Veja o video:

//-

Fonte: Interpol

//-

Share

Seja o primeiro a comentar on "Sabe o que é o Projecto ROXANNE? ANALÍTICA DE REDE, TEXTO E ALTO-FALANTE EM TEMPO REAL PARA O COMBATE AO CRIME ORGANIZADO. [video]"

Deixe um comentário

O seu e-mail não será publicádo.





* (Requerido)

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.